Tudo sobre a ESA e como ingressar
Você já se perguntou como ingressar na ESA e como é o curso na Escola de Sargento das Armas? O preparatório TESLA preparou um resumo para tirar todas as suas dúvidas.
História:
A Escola de Sargento das Armas promove a formação de nível superior (tecnólogo) de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Sua estrutura que inicialmente era sediada no Rio de Janeiro, agora encontra-se em Três Corações, em Minas Gerais. Em um local amplo, estratégico e com vasta infraestrutura, contendo alojamentos, sala de aula, espaço cultural, auditório, posto médico, extensa área desportiva e de treinamento.
Ingresso:
A primeira fase é composta pelas seguintes etapas:
- (1) Exame Intelectual (EI), para todo(a)s o(a)s candidato(a)s inscrito(a)s de caráter eliminatório e classificatório;
- (2) Valoração de Títulos, da qual participarão apenas o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI, de caráter classificatório. O(A) candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA;
- (3) Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para o(a)s candidato(a)s da área Música aprovado(a)s no EI e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos(as) na majoração que forem convocados(as) pela ESA para continuarem no CA;
- (4) Inspeção de Saúde (IS), de caráter eliminatório, esta inspeção se destina ao(a)s aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas às áreas, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA; e
- (5) Exame de Aptidão Física Preliminar (EAFP), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s no EI e apto(a)s na IS.
Segunda fase de caráter eliminatório: revisão médica, exame de aptidão física definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos do(a)s candidato(a)s e comprovação através da heteroidentificação para os candidatos(as) que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e tenham indicados em campo especifico que pretendem concorrer para o sistema de reserva de vagas.
O Curso:
O primeiro ano do curso é realizado em 13 Unidades Escolares do Exército (UETE), supervisionadas pela ESA. A duração do curso é de 44 semanas.
Unidade Escolar Tecnológica do Exército (UETE):
20º Regimento de Cavalaria Blindado – (Campo Grande/MS)
12º GAC (Jundiaí/SP)
1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ)
41º BIMtz (Jataí/GO)
14º GAC (Pouso Alegre/MG)
23º BC (Fortaleza/CE)
6º RCB (Alegrete/RS)
23º BI (Blumenau/SC)
10º BI (Juiz de Fora/MG)
4º GAC (Juiz de Fora/MG)
13° R C Mec (Pirassununga/SP)
16º B I Mtz (Natal/RN)
4º BE Cmb (Itajubá/MG)
O segundo ano do curso é bastante dinâmico e o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Ao final do curso, o concludente é declarado 3° Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro e ocupará os cargos previstos nos Quadros de Organização da Força Terrestre.
- A infantaria está apta para deslocar-se em qualquer tipo de terreno e operar sob quaisquer condições de tempo e visibilidade.
- A Cavalaria reconhece o terreno e proporciona segurança as demais formações e combate.
- A Artilharia presta seu apoio de fogo necessário visando destruir ou neutralizar instalações, equipamentos e forças oponentes localizadas em profundidade no campo de batalha.
- A Engenharia apoia as armas base garantindo sua mobilidade e proteção e ainda colabora com o desenvolvimento nacional.
- As Comunicações estabelecem as ligações entre os diversos escalões e impede ou dificulta as comunicações da força oponente.
Para mais informações acesse o site oficial do Ministério da Defesa – Exército Brasileiro.
Interessou-se pela ESA? Prepare-se com os melhores! Matricule-se na Turma TESLA ESA !